sábado, 15 de agosto de 2009

Ideologias prontas

Não há nada de errado com as idéias prontas em si. Com aquelas velhas frases feitas. Com os ditados populares.
O que há de errado então?
O erro é não criticar, não processar e principalmente não entender as idéias prontas. Usar uma frase pronta como se fosse feita especialmente por mim e não aplicar ela na minha vida. Como um fanatismo que não me leva à lugar algum.
Não sei quantos dos que vão ler esse texto já se deparam com uma pessoa que começa a falar um tipo de gíria, tem um trejeito especial de comunicação e após algum tempo de vivência se flagrou usando a gíria ou o agregado daquela pessoa como se fosse seu próprio e outras pessoas a volta dizem: - Fulano, você parece Beltrano.
E quando o Beltrano é ruim, quando ele de fato não me acrescenta nada positivo e mesmo assim eu absorvo o vicio daquela pessoa?
Teria eu bem mais sucesso espiritual se buscasse o que há de melhor nas pessoas a minha volta ou talvez, nem buscasse. Mas o não buscar talvez me seja impossível.
E quantos não se incomodam com outras pessoas quando elas na tua presença são uma pessoa, mas basta chegar mais alguém para mudar completamente o assunto o trejeito e a maneira de se expressar. Desta forma logo se tornando outra pessoa. Como um camaleão que muda de cor para não ser pego pelo predador. Deixando deste lado sua própria idéia e agindo como um ser feito só para agradar.
Fiz muitas coisas erradas na vida e me arrependo delas, às vezes no sentido de me remoer por dentro pelo monstro que sou. Mas na maior parte do tempo guardo o que me fez mal apenas para não repetir. E é triste perceber como eu próprio repito um comportamento que nunca me fez bem.
Quem leu até aqui meu mais sincero muito obrigado e voltem sempre.

Nenhum comentário: